domingo, 11 de outubro de 2009

O Problema da formação motivacional

Escolhi como primeiro tema de discussão a área das empresas e o mais problemático, a saber, a área da formação.

Nos dias de hoje a esmagadora maioria das empresas quando se questionam em saber quais as estratégias eficazes para formar os seus quadros que garantam os melhores resultados, acabam por se decidirem por planos de formação que actuem na área motivacional!

Eu pergunto: - quais são os resultados efectivos deste investimento? Quanto cresceu o número de clientes no mês seguinte ao investimento na formação? Quanto cresceu o número de contactos com potenciais clientes? Quanto cresceram as vendas?

Na esmagadora maioria, infelizmente, os resultados são desmotivadores!

Quem promove este tipo de formação diz ao seu cliente, que se não existissem estas acções que os resultados seriam piores e acabam por sobreviver ao fazer crer que a sua estratégia de formação é eficaz.

Eu também acho essa estratégia eficaz. Eu próprio tive e continuo a ter esse tipo de formação e no momento em que a recebo agradeço a oportunidade de ter participado, o problema é na semana a seguir, quando algo me desmotivou. O concorrente iniciou uma acção promocional, um cliente resolveu escolher outro fornecedor por insatisfação e muitos outros factores desmotivadores que nos podem ocorrer e com isto desacreditar-me de toda a força motivadora do curso motivacional que tive na semana anterior.

Foi por estas razões que eu fui à procura de mais, de uma outra forma de formar pessoas e de me formar a mim mesmo, acabei por descobrir que pela PNL (Programação Neuro Linguística) tenho o meu problema resolvido.

A formação motivacional é muito parecida com várias situações que nos ocorrem no dia-a-dia como por exemplo, uma mulher quando se sente em baixo, sem recursos, ansiosa e decide ir às compras para se sentir melhor; é verdade que enquanto compra os seus vestidos, sapatos, perfumes e todas as outras compras que decidir efectuar aumenta os seus recursos, isto é, passa de um estado negativo para um estado positivo. O único problema nesta mudança de estados é que não são duradouros. Há um preço a pagar por esta mudança temporária de estado, que foi ter desequilibrado as finanças pessoais e após umas horas ou uns dias volta a sentir-se com um estado igual ao que a motivou ir às compras.

Esta senhora, precisa de mudar é as suas representações internas e a sua fisiologia sem uso do dispositivo externo (as compras) que muitas vezes criam problemas adicionais a longo prazo.

Acredito que é mais benéfico para as empresas e para os vendedores em particular uma formação com técnicas de PNL!

Neste momento estou a trabalhar na minha formação em PNL com ferramentas que permitem trabalhar a confiança; a segurança; a motivação; a ansiedade; a auto-estima; comportamentos e hábitos indesejáveis; medos e receios; e instalação de objectivos.

Estou a preparar-me para o ajudar e por isso aceito 2 voluntários que desejem alterar algum hábito ou comportamento para perseguir o seu objectivo de desenvolvimento pessoal.

Pode ir ao meu perfil e enviar-me um e-mail com o seu contacto.

Sem comentários:

Enviar um comentário