terça-feira, 20 de outubro de 2009

A formulação dos objectivos

Huuummm... como é bom verificar que ainda tenho sonhos, desejos e objectivos!

Ficamos mais relaxados, não é verdade?

Eu quero viver numa casa com 4 quartos e jardim. Estou a vê-la! É branca tem 4 frentes com vista para o mar. Pela cozinha tenho acesso ao jardim. Como eu brinco com os meus futuros netos à cabra cega. Esta casa transmite-me conforto. Tem uma sala onde escrevo, leio, ouço música, escrevo no computador, tem muita claridade e uma janela ampla com vistas para o mar.

Estou desejoso por conhecer Londres. Estou a ver-me no aeroporto com a minha mulher e as minhas 2 filhas. Eu sentado no terminal a ler o jornal, a minha filha mais velha a ouvir alguma música no MP3 que lhe ofereci no Natal, a minha mulher num mini parque infantil a observar as brincadeiras da minha filha mais pequena.

Tenho como objectivo ser formador comercial. Estou a ver-me numa sala com um grupo de vendedores a falar da importância de serem precisos na informação ao cliente e da vantagem competitiva que usufruem se seguirem o modelo de precisão que lhes estou a apresentar. Observo a atenção do grupo e pelos rostos sinto a concordância. Consigo ver o feedback que me é dado pela alegria estampada nos rostos de terem conseguido ganhar os seus prémios.

Destaquei um sonho, um desejo e um objectivo!

Agora tenho de os formular. O Marketing utiliza muito o modelo SMART, a saber:

- Simple, Specific - um objectivo tem que ser simples e especifico;

- Mesurable - tem que ser mensurável, repleto de significado;

- Achievale - tem que ser atingível;

- Realistic, Responsible - tem que ser realista e responsável;

- Timed - tem que ser datado.

As condições básicas para a formulação de objectivos pela PNL apesar de também utilizar o modelo SMART diferencia-se um pouco, a saber:

1. Positivo - tem que ser mencionado de forma directa e positiva. Não pode ter formulações negativas.

2. Avaliado - monitorizar o que preciso de verificar para saber se estou a encaminhar-me para o objectivo ou se já o atingi. Aonde me encontro, que competências preciso de adquirir. As minhas caracteristicas,as minhas crenças, valores e atitudes adaptam-se ao objectivo.

3. Contexto - onde o vou concretizar, quando o vou concretizar e com quem o vou concretizar?

4. Controle - Verificar se o meu objectivo depende somente de mim ou se depende de terceiros.

5. Ecologia - O objectivo uma vez alcançado é apropriado à minha integridade e congruência? Como afectará a minha relação com a família, os amigos, o meu trabalho?

6. Identidade - Se o objectivo faz parte de mim e me realiza como pessoa.

Conhecendo agora, as regras da formulação dos meus objectivos, vou em primeiro lugar datar os meus objectivos em colunas de 6 meses, 1 ano, 2 anos, 5 anos, 10 anos e 20 anos para reforçar a precisão do tempo em que os quero concretizar e iniciar a formulação pelos objectivos de curto prazo até aos de longo prazo.

Lembro ainda, que se eu tiver 1,60m não posso ter como objectivo vir a medir 1,70m. Este objectivo não depende de mim e é contra a lei da natureza.

Finalmente, formulo o meu objectivo!

Acredito que agora, depois desta explicação, estamos preparados para verificar se o objectivo é um sonho e não passa disso ou se o sonho se pode transformar em realidade.

Vou exemplificar para terminar, a formulação do meu sonho. Viver numa casa com 4 quartos junto ao mar.

1. O objectivo é directo e positivo - Sim é directo e positivo, por isso passa nesta primeira analise.

2. Estou-me a encaminhar para o objectivo? - Neste momento tenho um T3 na cidade e já consegui liquidar a divida. Como ainda tenho 15 anos para concretizar este objectivo necessito ao valor actual de mais 150.000€ a uma taxa de inflação de 2% ao ano daqui a 15 anos tenho que ter 195.000€ que conjuntamente com a venda da minha actual casa permite-me a compra do T4. Isto significa que preciso de acumular em poupança anual 13.000€, ou 1.300€ mensais. A poupança que eu tenho disponível mais as aplicações financeiras reduzem-me significativamente o valor mensal mas pode não chegar às minhas necessidades. Daqui a 1 ano revejo a que distância fiquei do valor médio da poupança e se o desvio for superior a 20%, para reavaliar o objectivo. Neste momento acredito e confio na sua possibilidade, consigo ver-me a usufruir da minha nova casa com a minha mulher, as minhas filhas e os meus netos. Ouço as brincadeiras que faço com os netos, as festas com os amigos e sinto a alegria e o conforto que usufruo.

3. Em Gaia litoral, daqui a 15 anos com a minha família e a visita dos amigos.

4. Os resultados deste objectivo dependem de mim.

5. O objectivo quando for concretizado, adapta-se à minha integridade e congruência. A família e os amigos vão usufruir de mais espaço, conforto e melhor ambiente. O trabalho em nada é afectado.

6. Este objectivo está interiorizado em mim. Realiza-me como pessoa e vou trabalhar para o possuir.

Objectivos formulados são meio caminho para serem concretizados!

Sem comentários:

Enviar um comentário